terça-feira, 20 de outubro de 2009

População contesta estudo para o TGV

A Comissão de Moradores de Santiais, Barreiro do Meio e Barreiro de Cima, todas na freguesia de Beduído, Estarreja, vai contestar o estude de impacte ambiental (EIA) referente ao troço Aveiro-Vila Nova de Gaia do TGV encomendado a uma empresa pela Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE). "O EIA confirma a afectação da zona atravessada, nomeadamente no que se refere a aspectos ecológicos, de paisagem, ruído e vibrações", refere a comissão, citada pelo Jornal de Notícias.

José Pinho, da Comissão de Moradores, disse ao JN que o estudo do traçado que passa a Nascente da A1 "tem vários pontos controversos e situações estranhas", nomeadamente a omissão da destruição de casas naqueles três lugares, ao contrário do referido no primeiro EIA.

"No primeiro EIA estava previsto a destruição de 11 casas e de uma fábrica de vassouras. Neste último, apenas se mantém o desaparecimento da fábrica, nada dizendo sobre as 11 casas, mas, no entanto, o traçado mantém-se. Pensamos que esta omissão é intencional e visa evitar a contestação dos moradores e das autarquias", afirma José Pinho.

De acordo com aquele jornal, a comissão esteve reunida no passado fim-de-semana e decidiu "esclarecer e apoiar os habitantes de Santiais, Barreiro do Meio e Barreiro de Cima na elaboração das suas contestações, solicitando igualmente à Junta de Beduído e à Câmara de Estarreja que se juntem na acção de defesa do concelho e que contestem igualmente as conclusões do EIA". Os moradores querem igualmente que a RAVE "esclareça de uma forma clara se há ou não casas destruídas devido ao traçado".

O porta-voz da comissão diz que o EIA "confirma todos os pressupostos e receios que estiveram na origem da mobilização dos habitantes de Estarreja que aderiram à assinatura do abaixo-assinado (841 assinaturas) onde se propunha uma alteração ao traçado". A comissão já se convenceu que a RAVE deixou cair a hipótese do traçado a Poente da A1 mas vai lutar para que os efeitos da passagem do TGV nas três localidades, onde moram cerca de 600 pessoas, tenha o menor impacto. E das duas uma. "Ou fazem um túnel para o comboio nesta zona ou então é preferível que a RAVE indemnize os proprietários das casas para que possam construir habitações num outro local. Ficar com o TGV à porta é que não", avisa José Pinho.

Andebol: Avanca em frente na Taça de Portugal

O Avanca bateu o Nelas por 34-11 e qualificou-se para a segunda eliminatória da Taça de Portugal em Andebol. O Arsenal de Canelas e o Estarreja ficaram pelo caminho, depois de terem perdido, em casa, face ao Juventude D. Lis e ao Santana, respectivamente. Os jogos foram disputados no domingo.

Na próxima eliminatória, o Avanca vai visitar o Ílhavo.

Resultados da segunda eliminatória

Zona Norte
Tondela 28 – 30 Afifense
Ílhavo 30 – 27 Feirense
Arsenal Canelas 32 – 34 Juv. Lis
Académico de Viseu 31 – 29 ACD Monte
Infesta 48 – 47 Sir 1.º Maio
A.S.Mamede 41 – 19 FC Gaia
A.A.Coimbra 25 – 28 Gondomar
Maria Balaio 40 –24 AC Lamego
Callidas Club 34 – 36 S.P.Oleiros
Avanca 34 – 11 ABC Nelas
Fermentões 22 – 28 Académico
Estarreja 28 – 32 Santana
Modicus 33 – 15 ADRE Palhaça

Zona Sul

Torrense 25 – 26 Vela de Tavira
AC Sines 22 – 25 GS Loures
G. Sul 36 – 19 Benavente
Paço Arcos 27 – 25 Samora Correia
Zona Azul 29 – 30 Passos Manuel
Évora AC 31 – 27 Oriental
Camões 33 – 35 Vitória FC
Almada 32 – 26 Ass. 20Km Almeirim

Os jogos da segunda eliminatória disputam-se a 1 de Novembro e são os seguintes:

Zona Norte
Académico - Alavarium
Albicastrense – Afifense
S.P.Oleiros – Ismai
Infesta – Lousanenses
GDC Azurara – Santo Tirso
Santana - Maria Balaio
Ílhavo - Avanca
Batalha AC
CA Leça - Académico de Viseu
Gondomar – Sismaria

Isentos : A.S.Mamede, Juv. Lis

Zona Sul
Emp. Comércio - Almada
G. Sul – Marienses
Paço Arcos – Lagoa AC
GA Portalegre – Os Olhanenses
Vela de Tavira – Quinta Nova
Vitória FC - CS Loures
Passos Manuel – Alto Moinho

Isento : Évora AC