sábado, 19 de dezembro de 2009

Infectados com gripe A com transporte de recurso

Duas pessoas que se despistaram na A1, próximo de Estarreja, tiveram de regressar à sua casa de em Gondomar em cima do reboque, dentro do carro. Foi a única forma que encontraram para voltar a casa, depois de verem recusado o transporte de outra forma por terem declarado ter gripe A.

O veículo em que seguiam viagem na A-1, despistou-se perto da área de serviço de Antuã (Estarreja), mas os dois ocupantes saíram ilesos. Foi accionado o seguro, chegou reboque para o veículo acidentado e um táxi para os passageiros - mas o motorista do táxi recusou-se a levá-los, por os sinistrados terem entretanto alertado a GNR para o facto de estarem infectados com gripe A.

Os agentes contactaram os Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, que os referiram para o número de emergência nacional 112. Perante este imbróglio, os ocupantes do veículo sinistrado tomaram a decisão de seguir no interior do próprio carro, em cima do reboque.

Segundo noticiou o Jornal de Notícias, as duas pessoas fizeram a viagem de Estarreja para Gondomar dentro do seu carro, na caixa do camião reboque, escoltado por um carro patrulha do posto de Trânsito da GNR da Feira. "As pessoas iam seguras ao seu próprio veículo. Mas ali foram tratadas como mercadoria", disse fonte do Comando da GNR citada pelo JN.

A Lei impede o transporte de pessoas nas caixas abertas de camiões, a não ser em situações específicas, como no transporte de alguns trabalhadores agrícolas, para as quais tem que haver seguro.

Ainda segundo o Jornal de Notícias, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP)e a porta-voz do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) concluíram, perante os factos conhecidos, que o protocolo de transporte de doentes com gripe não foi accionado . Se fosse contactada a Linha Saúde 24, entidade a quem compete solicitar viatura médica ao INEM depois de feito um diagnóstico, é provável que o transporte das pessoas tivesse sido feito pelos bombeiros, já que a corporação tem uma ambulância do INEM.

Sem comentários:

Enviar um comentário