sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Debate sobre “O Lazer e o Turismo Ciclável em Portugal”

A Câmara Municipal de Estarreja, em colaboração com as autarquias da Murtosa e Ovar e a Universidade de Aveiro (UA) promove hoje, no Auditório da Reitoria da Universidade e Aveiro, a Conferência “O Lazer e o Turismo Ciclável em Portugal”.

Este evento desenvolve-se no âmbito do Projecto “Cicloria” e visa promover a reflexão sobre as políticas de desenvolvimento e promoção da mobilidade ciclável ligada ao turismo e lazer em Portugal. A iniciativa decorre num momento em que o Parlamento Europeu dedica uma crescente atenção ao tema do Turismo e Lazer Ciclável.

O conceito de turismo ciclável tem vindo a desenvolver-se de uma forma organizada e
sistemática em vários países, designadamente Austrália, Nova Zelândia, Suíça, Reino Unido e Espanha, com impactos significativos do ponto de vista económico, social e ambiental. Trata-se de uma actividade que mobiliza visitantes/turistas que se deslocam de bicicleta, em férias ou em lazer, planeada de forma independente ou fazendo parte de viagens organizadas e que pode incluir o uso de outros serviços de transporte e um tipo de alojamento formal ou informal.

Um estudo recente da União Europeia sobre o impacto económico do turismo ciclável a
nível europeu, conclui que o peso do turismo ciclável atinge, actualmente, cerca de 2,8 biliões de viagens/ano, 26 milhões de viagens de turismo e representa um valor de cerca de 54 biliões de euros/ano. O mesmo estudo estima que o valor da Rede Europeia de Ciclovias (constituída por cerca de 12 eixos transcontinentais e totalizando 66.000 quilómetros, 75% já construídos) – atinja já cerca de 12.5 milhões de viajantes, com um impacto económico de cerca de 4.4 biliões de euros.

Recentemente, o Governo português aprovou o Projecto Cicloria, um investimento de um milhão de euros numa iniciativa promovida pelas autarquias da Murtosa, Ovar e Estarreja e pela Universidade de Aveiro, e que visa a criação das condições de promoção e desenvolvimento da mobilidade ciclável, com motivação de lazer e turismo na região da Ria de Aveiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário