segunda-feira, 16 de abril de 2012

Presidente da Câmara tem saudades do tempo em que podia lançar obras

O presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo Matos, apresentou o relatório de atividades e prestação de contas de 2011 com um sentimento de nostalgia. "Fechamos um ciclo, temos saudades da elevada execução municipal e da capacidade realizadora envolvendo a Câmara e a Juntas", referiu José Eduardo Matos perante a vereação, segundo revela o Diário de Aveiro. O autarca, que cumpre o seu último mandato, afirmou na ocasião que "fomos e iremos até ao limite numa luta diária contra o sufoco que sentimos crescentemente". As contas foram aprovadas com a abstenção dos dois eleitos pelo Partido Socialista.

José Eduardo Matos afirmou na apresentação do relatório e contas que o orçamento municipal foi reduzido em 30 por cento nos últimos três anos e que a "Lei dos compromissos e pagamentos em atraso" veio "determinar uma efetiva revolução na gestão autárquica". O diploma em causa impede as instituições públicas de assumirem compromissos financeiros se não houver, nos 90 dias seguintes, perspetivas de receitas capazes de os suportar.

Apesar do contexto nacional, José Eduardo Matos destaca "alguns sinais positivos em 2011", que no seu entender denunciam a "saúde financeira" da Câmara. Um indicador tido como "exemplar" é o equilíbrio orçamental, "bem diferente do défice do Estado”. Estarreja é um município onde "a receita corrente ainda suporta despesa corrente", afirmou o autarca, citado pelo Diário de Aveiro que adianta ter-se registado um corte de 20 por cento nas despesas correntes.

Sem comentários:

Enviar um comentário