quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Juventude Socialista quer Concelho Municipal da Juventude

A Juventude Socialista de Estarreja denunciou a inexistência do Concelho Municipal da Juventude no concelho, o que, na opinião dos jovens socialistas, demonstra claramente que o actual executivo camarário “ignora e despreza o Concelho Municipal da Juventude e governa de costas voltadas para os jovens, afastando-os da política local”.

Em comunicado dirigido à redacção do Notícias de Estarreja, a estrutura concelhia da JS afirma que “o Presidente da Câmara não pode ter medo dos jovens, nem da sua opinião e não pode negar-se a ouvi-los”. No documento, os jovens socialistas defendem que “a participação dos jovens é fundamental ao desenvolvimento cultural, económico, financeiro de qualquer Autarquia, pois quanto aos seus problemas, são estes que mais sabem e sentem aquilo de que necessitam e aquilo que lhes faz mais falta”.

A inexistência do Concelho Municipal da juventude foi um dos pontos levantados na última Assembleia Municipal pelo PS, que não concorda com a actual situação. Para os socialistas, o facto dos outros partidos não terem levantado a questão “significa que pactuam com a política levada a cabo por este executivo, que é uma política na qual os jovens não têm lugar”.

Defendendo que “os jovens estarrejenses precisam de ser ouvidos e do apoio da Câmara Municipal”, a JS “estranha que a JSD local não venha a público demonstrar o seu desagrado perante esta situação”, acusando a sua congénere social-democrata de “apatia” perante este assunto.

No documento enviado ao Notícias de Estarreja, a JS faz o enquadramento jurídico dos Conselhos Municipais de Juventude, que são órgãos consultivos dos Municípios em matérias relacionadas com a política de juventude. De acordo com a Lei, os Conselhos Municipais de Juventude devem reunir pelo menos quatro vezes por ano e emitir pareceres obrigatórios sobre várias matérias, nomeadamente a orientação municipal para a juventude, o orçamento municipal para o sector, bem como os regulamentos e posturas municipais sobre a matéria.

1 comentário: