domingo, 18 de outubro de 2009

Polícia apreende pirataria no Mercado de Estarreja

O mercado de Estarreja foi alvo, ontem de manhã, de uma operação policial de combate à pirataria audiovisual que levou à apreensão de mais de 5.000 cópias ilegais e a identificação de seis vendedores. Estiveram envolvidos na operação sete inspectores da IGAC com o apoio de 67 efectivos da GNR que mobilizou também o já famoso binómio Ruca, do qual faz parte o único cão em Portugal, um labrador, treinado especialmente para farejar material contrafeito.

As autoridades cercaram a zona da feira por volta das 10.30 horas. O grande aparato policial acabou por dissuadir os vendedores a tentar abandonar o local. A operação durou cerca de duas horas, tendo terminado sem confrontos ou tumultos por volta do meio-dia. A Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) tentou desta forma colocar um travão à venda de material contrafeito na feira bissemanal do mercado local. Segundo fonte policial, o fenómeno “já estava a atingir dimensões consideráveis, atraindo clientes de toda a região”.

Ao que tudo indica, Estarreja foi palco das recorrentes fiscalizações das autoridades efectuadas a Norte, em Espinho, cidade que habitualmente ocupava o primeiro lugar naquele tipo de comércio ilegal. A operação permitiu identificar seis vendedores de pirataria a quem foram apreendidas um total de 5.303 cópias ilegais, entre filmes em DVD e CDs de música.

Ao preço de venda normalmente praticado, o material audiovisual rondava 26.500 euros. Só numa das bancas havia 3.002 cópias pirata, o que terá sido das maiores apreensões de sempre num só local de venda com que as autoridades se depararam nos últimos tempos.

Os autos de notícia serão comunicados ao Ministério Público da Comarca de Estarreja por presunção de usurpação e/ou aproveitamento de obra usurpada, crime com uma moldura penal que pode dar três anos de prisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário