sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cine-Teatro apresenta Festival da Canção

O Cine-Teatro de Estarreja acolhe este sábado o 5º Festival da Canção da Banda Visconde de Salreu. A Banda e 13 músicos convidados (nove violinos, dois violoncelos, um piano, duas guitarras), irão acompanhar dez canções inéditas. Os arranjos musicais para as canções concorrentes, são do Maestro Afonso Alves.

Na próxima semana, o programa do Cine-Teatro prevê a comemoração do 36º aniversário do Centro Cultural e Desportivo de Veiros, com um espectáculo pela Orquestra do Clube e Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins. Trata-se de um projecto que visa a divulgação do bandolim em Portugal e o desenvolvimento da música de plectro. Na segunda parte do espectáculo, a Orquestra do CCDV, que completa vinte anos de existência, interpretará temas do seu mais recente repertório.

No sábado, dia 2 de Outubro, sobe ao palco “A República Dança”, integrado nas comemorações do centenário da República. Trata-se de um espectáculo que conta com a direcção artística de Davide Venturi e em que a fotografia, a dança, a música e as novas tecnologias reúnem-se num projecto que utiliza imagens apelativas da história da I República para levarem ao público jovem e adulto, uma História contada com a energia do corpo em movimento.

As comemorações do Centenário da República prosseguem no dia 5 de Outubro com o lançamento do livro “Homenagem a um republicano de Estarreja – Francisco de Moura Coutinho de Almeida d’Eça, seguido de uma actuação do Grupo Coral dos CTT de Coimbra.

Francisco de Almeida d’Eça, foi republicano e democrata e desde muito jovem lutou pelos ideais da verdadeira República, suportando sacrifícios e passando por dificuldades económicas.

Ao lado de muitos outros nomes que marcaram o movimento republicano e político no início do século passado, tais como, José Domingues dos Santos, Pedro Veiga, os irmãos Cal Brandão ou Manuel Figueiredo, Francisco de Almeida D’Eça soube sempre ajudar, quando lhe pediam, muitos destes seus correlegionários.

Sem comentários:

Enviar um comentário