sexta-feira, 23 de março de 2012

Jovem acusado de homicídio por negligência

O Tribunal de Estarreja iniciou ontem o julgamento de um condutor, acusado de homicídio por negligência. Na abertura, o arguido, de idade jovem, optou pelo silêncio.

Os factos remontam a novembro de 2009 quando o veículo conduzido pelo jovem, um BMW, embateu sobre a esquerda da traseira de um Clio com cinco ocupantes e que saía de um espaço comercial, na Estrada Nacional 109, junto à Quinta da Indústria, no sentido Avanca - Estarreja. Do choque resultaram ferimentos graves numa senhora, que seguia no banco de trás do Clio e que acabaria por morrer duas semanas depois.

As versões sobre o acidente divergem. Os sinistrados garantem que a viatura onde seguiam já estava em plena via e atribuem o choque a excesso de velocidade do veículo conduzido pelo jovem. A versão é contrariada pelo perito da seguradora do arguido que garante que o BMW seguia a 50 quilómetros e ainda tentou desviar-se do Clio que lhe apareceu pela esquerda.

Ontem de manhã, o advogado nomeado assistente em representação da vítima, Francisco Sousa Luís, pôs em causa o depoimento de uma testemunha abonatória, segunda a qual o arguido era “um condutor exemplar, que gosta bastante de automóveis”. O advogado lembrou que o condutor envolvido no acidente tem dois processos pendentes, um por corridas ilegais e outro por condução perigosa.

O tribunal de Estarreja adiou o início do julgamento do processo das corridas ilegais para Maio. Além do acusado do caso de homicídio por negligência, o processo conta com outros 16 arguidos com idades entre os 24 e os 39 anos.

A “pista” usada era a auto-estrada do Norte, entre os nós de Estarreja e Albergaria-A-Velha, nas madrugadas de segunda-feira. Os carros atingiam velocidades na ordem dos 200 quilómetros e tornou-se difícil a GNR pôr cobro às aventuras que puserem em risco a segurança rodoviária durante vários meses. Em novembro de 2007, foram apreendidos 13 automóveis que estavam transformados para aumentar a potência e a força.

Há registo de pelo menos um acidente, sem consequências graves para os ocupantes da viatura, estranha às corridas.

Sem comentários:

Enviar um comentário